Dicas para fazer um arroz perfeito

O arroz é um dos alimentos mais populares do mundo, mas você consegue cozinhá-lo perfeitamente sempre? Às vezes é difícil, especialmente se você não conhece verdadeiramente a técnica. Se você não colocar água suficiente, ele queima; se você colocar em excesso, ele gruda. Alguns mililitros podem fazer uma enorme diferença. Mas não se preocupe! Nós vamos ensinar você a fazer arroz macio e perfeito sempre.

O que você precisa:

  • Uma panela com fundo grosso, se o fundo for muito fino, o arroz queimará, porque o calor não é distribuído uniformemente;
  • Um copo para medir a quantidade certa de água e arroz;
  • Garfo e colher de pau;
  • Sal e pimenta (ou outros temperos de sua escolha);
  • Arroz.

materiais e ingredientes para fazer o arroz perfeito

Escolha o tipo de arroz que você quer usar. Eles podem ser divididos em 3 grupos que cobrem quase todos os pratos:

Arroz longo (agulha)

  • Pode ser encontrado em muitos pratos indianos e mesas brasileiras, mas também é muito adequado como acompanhamento ou como salada.

Mini arroz (redondo)

  • É particularmente adequado para sushi, paella, risoto e sobremesas. Essa variedade de arroz é mais curta, quase redonda e absorve mais água.

Arroz integral

  • Difere do arroz branco por sua casca escura. Ele contém mais fibras, ferro e vitamina B, mas leva muito mais tempo para cozinhar.

Arroz branco longo, integral e mini arroz

Proporção de água/arroz

  • Para arroz longo, você precisa de um copo e meio de água para um copo de arroz. Para o mini arroz, você precisa de uma xícara e um quarto de água para cada xícara de arroz. Para arroz integral, um copo e três quartos de água para uma xícara de arroz.

Agora que as perguntas fundamentais foram respondidas, podemos começar. Veja como preparar o arroz perfeito passo a passo:

1) Primeiro, lave o arroz em água fria. Para quê? Para remover o excesso de amido. Você pode usar uma peneira ou escorredor ou, se não tiver, colocar a água e o arroz em uma panela e despejar a água cuidadosamente na pia. Repita isso até que a água esteja limpa.

Lave o arroz

2) Chegou a hora: comece temperando o arroz. É mais fácil fazer isso agora do que na hora de servi-lo. No vídeo, apenas adicionamos uma pitada de sal e pimenta, mas você pode temperá-lo a gosto. Obviamente, deve-se sempre lembrar que o arroz, assim como as massas, não fica insosso sem a adição de sal (a quantidade é uma questão de gosto). Se o seu arroz geralmente fica sem graça, você pode substituir a água por caldo de frango, carne ou vegetais, por exemplo. Você também pode refogar levemente o arroz com óleo na panela antes de adicionar água ou caldo. Isso lhe dará um sabor de noz.

tempere o arroz na panela na hora de cozinhá-lo

3) Agora, cozinhe o arroz. Use o copo de medida para determinar a quantidade certa de água. Coloque a água na panela com o arroz temperado e deixe ferver. Assim que a água ferver, mexa brevemente o arroz com uma colher, reduza o fogo e feche a tampa. Se você ferver a água do arroz muito rapidamente, ela evapora e o arroz fica duro. O fogo baixo é fundamental para que o arroz cozinhe adequadamente.

cozinhe o arroz em fogo baixo e tampado

Dependendo do arroz que você escolheu, o tempo de cozimento também varia. Este ponto é crucial para um resultado perfeito. Se você estiver impaciente demais ou estiver realmente com pressa, seu arroz ficará duro; se você deixar cozinhar além do tempo, ficará grudento:

Arroz longo: 18 minutos.
Arroz redondo: 15 minutos.
Arroz integral: 45 minutos.

Enquanto o arroz estiver cozinhando, não levante a tampa, pois o vapor é o responsável pelo cozimento. Se você retirá-la, a proporção água / arroz não estará mais correta. Enquanto houver água, não mecha no arroz. Ele cozinhará por si só! E mantenha o fogo baixo. 

cozinhe o arroz em fogo baixo e com a panela tampada

Também não mexa com a colher de pau! Este é o erro que muitas pessoas cometem. Se você mexer o arroz na panela, ele liberará amido e destruirá a casca do grão, que ficará empapado. 

Por que não aproveitar esse tempo para arrumar a cozinha ou ler um bom livro e esperar pacientemente que o arroz esteja perfeitamente cozido? Se a proporção estiver correta, nada pode dar errado. Mas cuidado: não se distraia demais deixando o arroz queimar!

4) Retire o arroz do fogo quando o tempo acabar. Muitas pessoas cometem o erro de servir arroz imediatamente. É tentador, mas espere mais um pouco!

5) Para cozinhar bem o arroz, deixe-o descansar por 5 a 10 minutos, o vapor e o calor acumulados tornarão o arroz ainda melhor. O calor será distribuído uniformemente por toda a panela, garantindo que o arroz cozinhe perfeitamente.

deixe o arroz descansar por 5 a 10 minutos antes de servi-lo

6) Após alguns minutos, você pode remover a tampa. O volume do arroz normalmente deve quase dobrar devido à absorção de água.

7) Mexa o arroz com um garfo antes de servir, para que os grãos fiquem soltinhos. Isso também ajudará a distribuir a umidade restante e garantir que o arroz não fique muito seco em cima e muito molhado embaixo. Prontinho!

Arroz soltinho decorado com salsa e amendoins

Se o arroz for o prato principal, adicione amendoim, cebolinha, salsa, lascas de amêndoas e o que mais você quiser. Bom apetite!

Com essas dicas profissionais você certamente surpreenderá seus amigos com o arroz mais delicioso e leve que eles já terão provado.

Imagens: ©Media Partisans

Comentários

Também incrível