Faça camadas de couve-flor, presunto e queijo.

Entre os grandes romances de aventuras históricas como "A Ilha do Tesouro" e "20 Mil Léguas Submarinas", está também o "Conde de Monte Cristo". Traição, intriga e decepção certamente não faltavam ao herói do romance, mas boa comida durante seus 14 anos na masmorra, sim. Se o sanduíche Monte-Cristo, que serviu de inspiração para esta receita, está relacionado à história, ainda é questionável.
Você vai precisar de:
- Sal e pimenta
- Suco de meio limão siciliano
- 1 couve-flor
- 150 g de farinha de rosca
- 50 g de parmesão ralado
- 1 ovo
- 1 dente de alho picado
- 1/2 colher de chá de ervas italianas
- 1 pitada de noz-moscada ralada
- 4 fatias de presunto
- 12 fatias de queijo edamer
- 100 g de muçarela ralada
Como fazer:
1) Em uma panela grande, coloque água para ferver. Adicione uma colher de sopa de sal e o suco de meio limão siciliano. Corte a couve-flor e cozinhe-a.
2) Amasse a couve-flor cozida até ficar uma massa. Coloque então farinha de rosca, parmesão, ovo, alho, ervas italianas, sal, pimenta e noz-moscada e misture tudo.
3) Depois de bem misturada, coloque e pressione a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno por 15 minutos a 220 ºC com o modo ventilação ligado.
4) Depois de assar, corte a torta de couve-flor em três tiras de forma que elas caibam em uma assadeira retangular. Coloque uma das tiras na base, então cubra-a com duas fatias de presunto e seis de queijo edamer. Coloque outra tira de torta e repita a camada de presunto e queijo. Termine cobrindo tudo com uma última fatia da torta e polvilhando muçarela por cima.
5) Leve ao forno a 180 ºC por 30 minutos com o modo ventilação ligado.
Se este prato estivesse no menu da prisão, o vingativo conde de Monte Cristo teria adiado sua fuga. Bom apetite!
Vídeo-bônus: Para fazer a caçarola de couve-flor com presunto serrano, basta vir aqui.